quarta-feira, 30 de março de 2011

Dicas de oficina de dança. RJ

Galera, nesta semana de 4ª a 6ª ( 30/03 a 01/04)a Cia Oficina da Dança  estara esperando por você para 3 dias de AULAS ABERTAS totalmente GRATUITAS inaugurando nossos novos cursos para 2011.

Chegue cedo! As vagas são limitadas e por ordem de chegada!

Veja a programação:

30/03 - 4a feira

*19:30 - JAZZ ADULTO
*20:30 - SAPATEADO ADULTO

31/03 - 5a feira

*09:00 - PILATES
*10:45 - JAZZ INFANTIL
*19:00 - DANÇA CONTEMPORANEA
*20:30 - BALLET ADULTO

01/04 - 6a feira

*17:45 - TEATRO INFANTIL
*19:00 - HIP HOP
*20:30 - DANÇA DE SALÃO

Até lá!

Maiores informações:
4141-2771 / 9388-3035
contato@ciaoficinadadanca.
com



www.ciaoficinadadanca.com 

sábado, 26 de março de 2011

Virada Cultural. Destaque para a CIA de dança Cisne Negro


A Estação da Luz concentrará as apresentações de dança da Virada Cultural - o que nas outras edições foi feito no Teatro Municipal. Este ano, serão 15 apresentações, abrindo com a Raça Cia. de Dança fazendo uma homenagem a Roseli Rodrigues, sua fundadora, falecida no ano passado. Depois, a companhia emenda uma apresentação com o tema tango.
Já de madrugada, a 01h10, sobe ao palco a Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira Cia de Dança, com o espetáculo Baseado em Fatos Reais, que trata da questão da memória. Para os fãs de Joy Division, a Cia. Vitrola Quântica apresenta o espetáculo She¿s Lost Control, baseado na música da banda.
O palco conta com a bailarina indiana Kanchan Maradan, que mostra a dança Kathak, típica de seu país. Já o grande destaque nacional é a Cia. Cisne Negro, que apresenta o espetáculo Danses Concertantes, Sabiá e Forrolins a apresentação acontecera 16 de maio às 15:15.
A Cisne Negro Cia. de Dança existe a 33 anos e é considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país e tem como filosofia a originalidade, a tradição e a preocupação de formar novas platéias, buscando públicos capazes de apreciar a inovação e a beleza.
A companhia nasceu de uma circunstância especial: sua diretora artística, Hulda Bittencourt, juntou as alunas do já famoso Estúdio de Ballet Cisne Negro com alguns atletas da Faculdade de Educação Física da USP. A aproximação desses dois universos deu ao grupo sua principal característica: uma dança energética, viril e de grande qualidade técnica e artística.
Os trabalhos da companhia inserem-se dentro do panorama contemporâneo da dança e desde o início a companhia trabalha com coreografos inovadores e jovens, dentre os quais se destacam Vasco Wellemcamp (Portugal), Gigi Caciuleanu, Patrick Delcroix (França), Mark Baldwin (Inglaterra), Ana Maria Mondini, Dany Bittencourt, Denise Namura, Tíndaro Silvano, Mário Nascimento e Rui Moreira (Brasil), Júlio Lopez e Luis Arrieta (Argentina), Michael Bugdahn (Alemanha), Victor Navarro (Espanha) e Itzik Galili (Israel).
A Cisne Negro Cia. de Dança já se apresentou nas principais cidades do Brasil e também em diversos países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Uruguai, Argentina, Alemanha, África do Sul, Chile, Cuba e Moçambique, mostrando seu trabalho dentro da dança brasileira construído com profissionalismo e paixão.

PRÊMIOS

Preferência Popular Guia da Folha On-line

Forrolins / Abacadáda Cisne Negro Cia. de Dança, foi eleito o melhor espetáculo de 2009 na eleição promovida pelo Guia da Folha Online, pela votação dos internautas

ORDEM DO IPIRANGA, outorgada a Hulda Bittencourt pelas mãos do Governador do Estado de São Paulo, José Serra, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes em 17.03.2010.

A ORDEM DO IPIRANGA  é  a mais elevada honraria do Estado de São Paulo, e objetiva distinguir os cidadãos brasileiros e estrangeiros por seus méritos pessoais e serviços de relevância prestados ao Estado de São Paulo e ao seu povo.

Prêmio Teatro da Dança Edição 2008/2009 - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo

Vem Dancar: eleito entre os 12 melhores espetáculos de dança.
O Quebra Nozes: eleito entre os 12 melhores espetáculos de dança.

Prêmio APCA - Especial 25 anos da Cisne Negro Cia. de Dança

Pelo conjunto de trabalhos apresentados nos 20 anos de existência - Clip 20.
Melhor Espetáculo “Clip 15” - (Espetáculo no qual o Cisne Negro faz uma retrospectiva de seus 15 anos de existência, mostrando as obras de seu repertório).
Melhor companhia de dança.
Destaque pelo conjunto de trabalhos realizados.
Melhor espetáculo de dança.
Melhor coreografia: Hulda Bittencourt.Prêmio Bandeirante

Personalidade do Ano em Dança, outorgada a Hulda Bittencourt por seu trabalho como diretora artística da Cisne Negro Cia. de Dança.
Prêmio Estímulo de Teatro e Dança - FUNARTE

Concedido pelo IBAC (Instituto Brasileiro de Arte e Cultura).

Prêmio Concorrência FIAT - Prêmio APCA

Selecionado entre os 10 Melhores da Década de 80 – O Estado de São Paulo.



sexta-feira, 25 de março de 2011

O homem contemporâneo ganhou uma boa representação

O homem contemporâneo ganhou uma boa representação em revista no Brasil. Presente em outros 17 países, a revista GQ que já trouxe como capa personalidades como Barack Obama ganha versão nacional expressando em suas páginas o comportamento do “macho alfa”. A versão nacional traz como capa a poderosa Alessandra Ambrósio. 


gq

A GQ Brasil oferece o conteúdo do site www.gq.globo.com agora também para celulares e tablets Android, além de iPhone e iPod Touch.

GQ Brasil for Android screenshot

Ellus realiza exposição com fotos de Jacques Dequeker

Nesta quarta-feira, 23 de março, a Ellus inaugura a exposição Ellus 3D by Jacques Dequeker, no Shopping Iguatemi, em São Paulo.
De 24 de março a 3 de abril a exposição apresentará imagens em terceira dimensão feitas pelo fotógrafo Jacques Dequeker para a campanha de inverno 2011 da marca.
Exposição Elllus 3D By Jacques Dequeker

Virada Cultural.

Comece fazer sua programação pois foi divulgadas hoje as atrações da Virada Cultural 2011, a sétima edição do evento, que acontece entre as 18h do dia 16 às 18h do dia 17 do mês que vem, na cidade de São Paulo.





Clique e conheça a Programação 2011


VIP’s destaque no cinema Nacional.

Com o cinema Nacional em alta nosso destaque vai para o longa-metragem brasileiro "VIPs" que tem Wagner Moura no papel de Marcelo, um golpista e impostor irremediável. O personagem tem um sonho: pilotar avião. Para tanto, se torna piloto do narcotráfico e vive inúmeras aventuras. Com a vida ganha, entra no jet-set como irmão do dono da Gol, no carnaval do Recife, quando é preso e mandado para um presídio de segurança 
máxima. 


Sinopse

Marcelo (Wagner Moura) não consegue conviver com sua própria identidade, o que faz com que assuma a dos outros. Isto faz com que passe a ter diversos nomes, nos mais variados meios, onde aplica seguidos golpes. Um dos mais conhecidos é quando finge ser Henrique Constantino, filho do dono da aviação Gol, durante um Carnaval em Recife.



Prêmios - Festival do Rio 2010: Melhor Filme, Melhor Ator (Wagner Moura), Melhor Ator Coadjuvante (Jorge D'Elia) e Melhor Atriz Coadjuvante (Gisele Fróes)





Wagner Moura foi à pré-estreia do filme VIP’s, no qual protagonizou, no Kinoplex Itaim, em São Paulo, nessa última segunda-feira (21). Roger Gobeth e Arieta Corrêa, que também fazem parte do elenco, compareceram, assim como a apresentadora e cineasta Marina Person.

HOJE Filipe Catto no CCSP

A dica de hoje é o ouvir as canções de Filipe Catto que estara no Centro Cultural São Paulo,  dia 25, às 19h, com entrada Livre. Mostrara canções de tango, samba e pitadas de blues.
Aclamado como garoto prodígio pela crítica, o Gaúcho Filipe Catto interpreta com toda propriedade, ousadia e vigor de um jovem de 22 anos, canções de sua autoria. Com Letras que traduzem sentimentos intensos, mas que fogem de uma interpretação clichê sobre paixão, Filipe tornou-se uma agradável surpresa da MPB nos dias atuais. O músico tem como característica marcante a voz: contra tenor é um timbre raro entre os homens, em especial na MPB. Tal particularidade levou a comparações com Ney Matogrosso; mas o jovem artista mostra, com talento e inteligência, que tem potencial para conquistar o seu espaço. Filipe interpreta uma mistura particular de poesia e ritmos latinos, como tango e samba. É uma explosão sentimental - sem ser “piegas”- que causa impacto na medida certa.



Biografia do Prodígio. 

 Filipe Catto nasceu em Porto Alegre (RS) e faz parte de uma família de músicos. Durante a infância cantou em casamentos e formaturas. Na adolescência experimentou o rock e fez parte de algumas bandas. Foi descoberto em 2005, em um projeto musical da capital gaúcha. Optou pela carreira solo, morou em Nova York e decidiu trilhar pelos caminhos da música latina.
Algumas referências de Catto são artistas como Maysa, Elis Regina, Chico Buarque, a cantora norte americana Cat Power e a britânica PJ Harvey. Com tamanhas referências, o jovem dono de uma interpretação cheia de intensidade, realiza apresentações vibrantes nos palcos. Sem dúvida, é uma revelação promissória.

DICIONÁRIO DO TEATRO

Em cada profissão, em cada área, existem certas palavras que somente os envolvidos conhecem. Nós do teatro também não poderíamos ficar de fora desses jargões.

Veja os jargões e palavras mais usadas.


Aderecista = Profissional que monta e transforma objetos cenográficos sob orientação do cenógrafo. 

Antagonista = Personagem da peça em oposição ao conflito. É um caráter essencial da forma dramática. 

Antiteatro = Dramaturgia e/ou estilo de representação que nega todos os princípios da ilusão   teatral.

Aristotélico = Termo usado para designar uma dramaturgia baseada na ilusão. Tornou-se sinônimo de teatro dramático.

Arara = onde fica o figurino.

Ato = partes em que se divide uma peça de teatro.

Ator = aquele que cria, interpreta e representa uma ação dramática.

Ator coringa = ator que desempenha vários personagens no mesmo espetáculo.


Bambolina = pequena cortina que cobre os refletores.

Bastidores = espaço fora de cena ou dos lados do palco.

Bifão = o texto de um personagem muito extenso.

Boca de cena = é a parte da frente do palco.

Caco = pequena improvisação verbal feita pelo ator durante o espetáculo, podendo visar o efeito cômico ou simplesmente reverter uma situação de erro ou esquecimento da fala.

Camareira (o) = profissional que cuida das roupas dos personagens e os auxilia a vestirem os figurinos.

Camarins = lugar onde os atores se vestem e se maquiam.

Cenário = é a decoração teatral criada pelo cenógrafo que dá a idéia do acontecimento.

Cenógrafo = profissional que cria, projeta e supervisiona junto com o diretor geral o cenário do espetáculo.

Cenotécnico = é o profissional que auxilia o cenógrafo. Constrói e adapta detalhes de materiais do cenário.

Contra regra = é o responsável por colocar em cena os elementos cênicos e os efeitos especiais, cuida da limpeza, reparos e luzes para o começo do espetáculo.

Cortineiro = profissional que manipula as cordas que movimenta as cortinas.

Coxia = lugar de entrada e saída de cena do ator.

Deixa = são as três ultimas palavras do texto marcadas antes de dar início a uma nova fala ou ação.

Descer o plano = fechar as cortinas.

Diretor de cena = profissional que coordena ação dos atores em cena.

Diretor de produção = profissional que se encarrega da produção do espetáculo.

Diretor geral = profissional que dirige toda a peça.

Elementos cênicos = objetos que os atores usam para interpretar a cena. Exemplos: capacete, cadeiras, vassoura, copos.

Entreato = qualquer tipo de entretenimento como sketches, números musicais e circenses – encenados entre os atos de uma peça maior.

Figurante = participa na complementação de cena.

Figurinista = é o profissional que cria, projeta e supervisiona, junto com o diretor geral as roupas dos personagens.

Figurinos e indumentárias = roupas usadas pelos personagens de uma peça de teatro.

Iluminador = é o profissional que cria, e projeta a iluminação do espetáculo bem como a afinação do mesmo e prepara o roteiro de luz para a mesa.

Laboratório teatral = chamamos laboratório teatral ao treinamento dos atores para exercitar as suas emoções.

Luz de serviço = luz fraca de 15 volts, usada nos bastidores, importantissíma.

Maquilador = é o profissional que maquila e analisa os vários tipos de personagens segundo sugestões dadas pela equipe de criação.

Maquinista = profissional responsável pelas mudanças de cenário e por subir ou descer o mesmo. Auxilia o cenógrafo.

Marcação cênica = lugares marcado para iluminação, cenário, ação do ator.

Monólogo = peça com um personagem.

Operador de luz = profissional que opera e controla a mesa de iluminação.

Operador de som = profissional que opera na mesa o roteiro do som.

Pano de boca = exposição no rol de entrada com fotos, reportagens, ect... do espetáculo.

Praticáveis = tablados de madeira usados no palco para mudar a altura, tamanhos e formatos.

Ponta = pequeno papel, geralmente sem qualquer fala.

Quadro vivo = cena apresentada por um grupo de pessoas como se fosse um retrato, isto é, sem movimentos.

Roteirista = profissional que cria, a partir de uma idéia, texto ou obra literária sob a forma de um argumento.

Rotunda = profissional que manipula as cordas que movimenta a cortinas.

Sonoplasta = é o profissional que cria todos os sons junto ao diretor geral.

Sketch ( Esquete ) = cena de caráter cômico, de curta duração. Geralmente parte de um ato de variedade ou de revista musical.

Subtexto = recurso de interpretação não explícito no texto, que o ator utiliza para determinar o pensamento do personagem, motivando-o em cada fala.

Vara de cenário = vara que sustenta os cenários que sobem e descem.

Vara de cortina = vara que sustenta o pano das cortinas.


10 dicas para manter a voz bonita e saudável.

Sempre ouvimos muitas coisas a respeito do bom uso da voz e sua preservação, até se tornar mito. Alguns dizem que balinhas como “Halls” fazem bem para a voz, ou tomar uma dose de conhaque antes de cantar aquece as pregas, além de desinibir o cantor.

A verdade é que muitos desses “santos remédios” são apenas lendas e, na realidade, não ajudam em nada. Por exemplo, tanto o conhaque quanto a “balinha” anestesiam as cordas vocais, por isso a falada sensação de facilidade. O que acontece na verdade é que com as cordas anestesiadas você não vai sentir na hora se forçar ou gritar, só no dia seguinte. Para alguns cantores que possuem uma resistência vocal maior, isso pode funcionar por algum tempo, para outros, a deficiência será percebida no primeiro instante.


O melhor remédio para manter uma voz saudável é: muita água, oito horas de sono bem dormidas e um bom aquecimento vocal antes e depois da apresentação. Exercícios de respiração e de técnica diários também são muito bem-vindos. Eles podem aperfeiçoar a sua performance e aumentar a resistência física.



10 dicas para manter a voz bonita e saúdavel

  1. Beber a água: Beber bastante água todos os dias é importante e não inclui as coisas que têm o álcool ou cafeína. A água hidrata o corpo e mantém a pele e os músculos no seu melhor, mas se você adicionar o álcool e cafeína, que secam o corpo. Manter-se hidratado significa manter sua garganta hidratada, também.
  2. Respirar corretamente: Uma das primeiras lições que você terá quando você começar a aprender a cantar é aprender a respirar. Cantores necessidade de respirar com o diafragma, a fim de proteger a sua voz. Se você falar ou cantar de sua garganta, sem o apoio de um fôlego, você vai colocar uma pressão sobre sua voz.
  3. Não abuso ou desvio de voz: Sua voz não é indestrutível. Em cada comunicação do dia, certifique-se evitar gritar habitual, gritando, aplaudindo ou. Tente não falar alto em locais com ruído de fundo significativo, ou ambientes ruidosos. Esteja ciente de seu ruído de fundo, quando torna-se ruidoso, aumentos significativos em volume de voz ocorrem naturalmente, causando danos à sua voz. Se você sente que sua garganta está seca, cansada, e sua voz está ficando rouco, parar de falar.
  4. Warm Up: Warm up antes de usar sua voz pesada. A maioria das pessoas sabe que os cantores aquecem suas vozes antes de uma performance, ainda que muitos não percebem a necessidade de aquecer a voz que fala antes de usar pesados, como o ensino de uma classe, a pregação, ou fazer um discurso. Warm-ups podem ser simples, como deslizar suavemente, de baixo a alto em tons diferentes sons de vogais, fazendo trinados bordo (como o som do barco que as crianças fazem), ou trinados língua.
  5. Certifique-se de receber nutrição adequada: É importante comer uma dieta equilibrada em todos os momentos, mas especialmente durante períodos em que você sabe que vai estar usando sua voz muito. Quando você tem um grande desempenho chegando, evitar comer grandes quantidades de salgados, doces e alimentos picantes. Você também deve limitar o seu consumo de álcool e cafeína. Porque seu corpo precisa de quantidades adicionais de água para metabolizar todos esses alimentos, é provável que você roubar suas cordas vocais de umidade tão necessária se você não for cuidadoso com sua dieta. A garganta seca, não só se sente e sons secos, que está em risco de sustentar um dano real, se você não fizer o que você pode substituir a umidade perdida.
  6. Evite alimentos picantes: Evitando certos alimentos, bebidas e comportamentos estão incluídos no desenvolvimento de hábitos saudáveis de voz. Podem bom gosto, mas a comida picante pode resultar em ácido estomacal voltando-se para a garganta causando problemas para a sua voz.
  7. Não fume: Este conselho vai junto com a aprendizagem de respirar, pois o fumo prejudica a sua capacidade de respirar corretamente e irrita a garganta. No entanto, evitar o tabagismo também significa evitar o fumo de segunda mão. Qualquer contato com a fumaça causa irritação na garganta.
  8. Evite Mouthwash: Você também vai precisar de evitar coisas como bochechos. Mouthwash contém álcool e outras substâncias químicas que podem irritar sua garganta. Se você tiver que gargarejar, tente usar uma solução de água salgada ao invés de bochechos.
  9. Evite pigarrear ou tossir áspero: Repetido pigarro ou tosse severa pode danificar tecidos delicados vocal fold. Quando você limpa sua garganta, muitas vezes, o atrito entre o ar ea mucosa nas passagens das vias aéreas pode aumentar e levar ao inchaço e inflamação. A maneira mais segura para limpar a garganta é fortemente farejar e depois engolir. Se você acha que deve limpar a garganta, faça isso em silêncio, sem voz a todos.
  10. Ouça a sua voz: Quando a sua voz está reclamando de você, ouvi-la. Saiba que você precisa para modificar e diminuir o uso da voz rouca se você se tornar, a fim de permitir que suas cordas vocais para recuperar. Empurrar sua voz quando ele já está rouca pode levar a problemas significativos. Se a sua voz é rouca freqüentemente, ou por um período prolongado de tempo, você deve ser avaliado por um médico otorrinolaringologista (ouvido, nariz, garganta e médico).
Com um pouco de planejamento e um monte de sentido comum, você deve ser capaz de manter sua voz saudável por um longo tempo para vir.