segunda-feira, 6 de junho de 2011

Arte Indígena


Os olhos e as mentes intelectuais da humanidade começaram no séc. XX a reconhecer os povos nativos como culturas diferentes das civilizações oficiais e vislumbraram contribuições sociais e ambientais deixadas pelos guerreiros que tiveram o sonho como professores. Mas a maior contribuição que os povos da floresta podem deixar ao homem branco é a prática de ser uno com a natureza interna de si. A Tradição do Sol, da Lua e da Grande Mãe ensinam que tudo se desdobra de uma fonte única, formando uma trama sagrada de relações e inter-relações, de modo que tudo se conecta a tudo. O pulsar de uma estrela na noite é o mesmo que do coração. Homens, árvores, serras, rios e mares são um corpo, com ações interdependentes. Esse conceito só pode ser compreendido através do coração, ou seja, da natureza interna de cada um. Quando o humano das cidades petrificadas largarem as armas do intelecto, essa contribuição será compreendida. Nesse momento entraremos no Ciclo da Unicidade, e a Terra sem Males se manifestará no reino humano. 


A arte indígena brasileira é a arte produzida pelos índios, tanto antes da colonização, quanto após esse período. Podemos destacar a arte da cerâmica, do trançado, enfeites para o corpo, pintura corporal e confeccção de máscaras, entre outros. Cada tribo possui uma arte com características diferentes, representando as tradições de sua comunidade.
Para a produção dos seus trabalhos há o uso de elementos naturais, como: argila, caroços, madeiras, fibras, sementes, plumas de diversos pássaros, cipós, ossos, dentes, couro, palhas, cocos,  além dos pigmentos naturais, como urucum, barro, frutas, etc. É muito comum desenhos com formas geométricas para decorar as peças de cerâmica e trançados.
Para os índios, as máscaras representam a figura de seres sobrenaturais, feitas com troncos de árvores, palha, cabaças etc; e são usadas em rituais e danças.
As cores mais utilizadas pelos índios para a pintura corporal são: o vermelho, do urucum, o negro, do suco de jenipapo e o branco da tabatinga.
Um desafio para a 3ª série: criar pratos com inspiração na arte indígena. Aí vão algumas imagens para inspirar os artistas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário