quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dicas para melhorar seu desempenho na hora de cantar.


A voz é um instrumento vivo.través de exercícios e da prática regular de aulas de canto, você poderá melhorar cada vez mais a qualidade desse instrumento. Cada pessoa tem uma voz única e especial. Para cada voz, uma personalidade diferente. Toda pessoa carrega consigo seu próprio instrumento, inserido em seu corpo, com características fisiológicas e psicológicas singulares. Por isso, tentar aplicar um sistema de canto para todos é impossível - cada voz  requer tratamento individualizado. Cabe ao professor de canto conhecer bem cada aparelho vocal que lhe chega e desenvolver o canto ou fala.


Voz

Em relação à voz, é necessário que funcione em solidariedade com todo o organismo.

Iimpostação vocal não é coisa que se faça em série. É pessoal - diferente para cada um. Para cada aparelho fonador, uma técnica vocal própria para ele. É como fazer uma roupa com as medidas corretas para aquela pessoa.
A técnica vocal é única , individual e se adapta a cada voz. 
Não é somente a técnica vocal que importa. O que importa, na verdade, ao lado da técnica vocal, é a personalidade vocal, isto é , fazer de cada ser humano uma fonte de expressão sonora própria e não um robô vocal.

Existem hoje diversas técnicas de canto . Muitos são os profissionais e o aluno deverá escolher o que melhor trabalhe sua voz.
Para isso é necessário analisar o profissional:

Deve-se observar sempre que: 

A voz não sai nunca cansada ou rouca após fazer exercícios vocais.
A aula deverá ter sempre uma parte respiratória e outra de vocalises.
Não necessariamente se canta na aula. Nem todo profissional da voz é um instrumentista. Isto não é importante. O necessário é que este entenda profundamente sobre a fisiologia da voz e tenha muita experiência.
Muitos alunos querem somente cantar na aula. É importante saber que a técnica vocal coloca a voz em seu devido lugar. A aula deve ser sobre isto. Colocação e impostação da voz. 
O repertório deverá ser feito por um músico acompanhador.

Problemas vocais e musicais.

Desafinação

Você tem bom ouvido? É musical?

Quando canta com outras pessoas alguém lhe manda calar?
Já lhe disseram que é desafinado?
Tem bom ouvido para ouvir mas não consegue emitir?

Há pessoas que adoram músicas mas são desafinadas em suas emissões. Modulam pouco a voz,e acabam por desenvolver uma personalidade introvertida.
Isto acarreta constrangimento e tristeza, pois a pessoa se sente excluída dos ambientes alegres e musicais.

Como se sabem deficientes sonoros, acabam se encolhendo, se escondendo e terminam por abandonar as festinhas e acontecimentos musicais.

Existem vários níveis de desafinação. A maioria é corrigível.

A desafinação tem duas causas: ou se ouve errado, ou se emite errado.
No primeiro caso, é necessário afinar o ouvido assim como se afina um instrumento.
Através de exercícios vocais e percepção musical vai se construindo os intervalos musicais.
Semitons, tons,terças etc...
Ou seja, grava-se os intervalos musicais e a afinação se aprimora.

No segundo caso a emissão não está correta, portanto, ao se firmar a voz na ressonância certa a voz vai se firma e afina.

  
Voz de Garganta, voz de peito, voz de cabeça

Nossa voz ressoa em todo nosso corpo. Quando emitimos um som, este antes de se projetar se dirige para o local que habituamos enviar o sopro sonoro.

A voz pode estar:

Gutural - quando a voz está arriada, produzindo um som destimbrado e com dificuldades de emissão. Esse tipo de voz, como não bate nos ressoadores é frequentemente problemática, trazendo alguns danos à prega vocal. Não é uma voz prazerosa de se ouvir. Somente quando o som bate nas cavidades do crânio é que o som fica bonito.
Aconselhamos além dos exercícios respiratórios, vocalises em stacatto e portamentos. Cantar músicas agudas, sem esforço, é também indicado para que a pessoa se acostume a ouvir sua voz com um timbre novo.

Voz de peito - é um recurso utilizado pelas vozes agudas para conseguir dar alguns sons mais graves. Geralmente quem utiliza é quem já sabe cantar e já está com a voz totalmente "colocada". É somente um recurso.

Voz de cabeça - Local adequado para emissão vocal. Essa voz se consegue com muita técnica vocal. O hábito de cantar para cima e sem esforço. O Cantor lírico utiliza sempre esta colocação. Os agudos e super-agudos da voz são todos na cabeça.

Excesso de vibrato - Todo cuidado pouco. Existem tres classificações de vibração da voz. Vibrato, trinado e trêmolo. Caracterizando-se pela largura e variação de sua frequência. Vibratos com ampla amplitude são utilizados em canto operísticos. O excesso de vibrato pode dar à voz uma sensação de voz balançada.
Em canto popular, não se utiliza vibratos e sim brilhos. Opte por esses efeitos para dar colorido e emoção nas frases.



Nenhum comentário:

Postar um comentário