sexta-feira, 25 de março de 2011

10 dicas para manter a voz bonita e saudável.

Sempre ouvimos muitas coisas a respeito do bom uso da voz e sua preservação, até se tornar mito. Alguns dizem que balinhas como “Halls” fazem bem para a voz, ou tomar uma dose de conhaque antes de cantar aquece as pregas, além de desinibir o cantor.

A verdade é que muitos desses “santos remédios” são apenas lendas e, na realidade, não ajudam em nada. Por exemplo, tanto o conhaque quanto a “balinha” anestesiam as cordas vocais, por isso a falada sensação de facilidade. O que acontece na verdade é que com as cordas anestesiadas você não vai sentir na hora se forçar ou gritar, só no dia seguinte. Para alguns cantores que possuem uma resistência vocal maior, isso pode funcionar por algum tempo, para outros, a deficiência será percebida no primeiro instante.


O melhor remédio para manter uma voz saudável é: muita água, oito horas de sono bem dormidas e um bom aquecimento vocal antes e depois da apresentação. Exercícios de respiração e de técnica diários também são muito bem-vindos. Eles podem aperfeiçoar a sua performance e aumentar a resistência física.



10 dicas para manter a voz bonita e saúdavel

  1. Beber a água: Beber bastante água todos os dias é importante e não inclui as coisas que têm o álcool ou cafeína. A água hidrata o corpo e mantém a pele e os músculos no seu melhor, mas se você adicionar o álcool e cafeína, que secam o corpo. Manter-se hidratado significa manter sua garganta hidratada, também.
  2. Respirar corretamente: Uma das primeiras lições que você terá quando você começar a aprender a cantar é aprender a respirar. Cantores necessidade de respirar com o diafragma, a fim de proteger a sua voz. Se você falar ou cantar de sua garganta, sem o apoio de um fôlego, você vai colocar uma pressão sobre sua voz.
  3. Não abuso ou desvio de voz: Sua voz não é indestrutível. Em cada comunicação do dia, certifique-se evitar gritar habitual, gritando, aplaudindo ou. Tente não falar alto em locais com ruído de fundo significativo, ou ambientes ruidosos. Esteja ciente de seu ruído de fundo, quando torna-se ruidoso, aumentos significativos em volume de voz ocorrem naturalmente, causando danos à sua voz. Se você sente que sua garganta está seca, cansada, e sua voz está ficando rouco, parar de falar.
  4. Warm Up: Warm up antes de usar sua voz pesada. A maioria das pessoas sabe que os cantores aquecem suas vozes antes de uma performance, ainda que muitos não percebem a necessidade de aquecer a voz que fala antes de usar pesados, como o ensino de uma classe, a pregação, ou fazer um discurso. Warm-ups podem ser simples, como deslizar suavemente, de baixo a alto em tons diferentes sons de vogais, fazendo trinados bordo (como o som do barco que as crianças fazem), ou trinados língua.
  5. Certifique-se de receber nutrição adequada: É importante comer uma dieta equilibrada em todos os momentos, mas especialmente durante períodos em que você sabe que vai estar usando sua voz muito. Quando você tem um grande desempenho chegando, evitar comer grandes quantidades de salgados, doces e alimentos picantes. Você também deve limitar o seu consumo de álcool e cafeína. Porque seu corpo precisa de quantidades adicionais de água para metabolizar todos esses alimentos, é provável que você roubar suas cordas vocais de umidade tão necessária se você não for cuidadoso com sua dieta. A garganta seca, não só se sente e sons secos, que está em risco de sustentar um dano real, se você não fizer o que você pode substituir a umidade perdida.
  6. Evite alimentos picantes: Evitando certos alimentos, bebidas e comportamentos estão incluídos no desenvolvimento de hábitos saudáveis de voz. Podem bom gosto, mas a comida picante pode resultar em ácido estomacal voltando-se para a garganta causando problemas para a sua voz.
  7. Não fume: Este conselho vai junto com a aprendizagem de respirar, pois o fumo prejudica a sua capacidade de respirar corretamente e irrita a garganta. No entanto, evitar o tabagismo também significa evitar o fumo de segunda mão. Qualquer contato com a fumaça causa irritação na garganta.
  8. Evite Mouthwash: Você também vai precisar de evitar coisas como bochechos. Mouthwash contém álcool e outras substâncias químicas que podem irritar sua garganta. Se você tiver que gargarejar, tente usar uma solução de água salgada ao invés de bochechos.
  9. Evite pigarrear ou tossir áspero: Repetido pigarro ou tosse severa pode danificar tecidos delicados vocal fold. Quando você limpa sua garganta, muitas vezes, o atrito entre o ar ea mucosa nas passagens das vias aéreas pode aumentar e levar ao inchaço e inflamação. A maneira mais segura para limpar a garganta é fortemente farejar e depois engolir. Se você acha que deve limpar a garganta, faça isso em silêncio, sem voz a todos.
  10. Ouça a sua voz: Quando a sua voz está reclamando de você, ouvi-la. Saiba que você precisa para modificar e diminuir o uso da voz rouca se você se tornar, a fim de permitir que suas cordas vocais para recuperar. Empurrar sua voz quando ele já está rouca pode levar a problemas significativos. Se a sua voz é rouca freqüentemente, ou por um período prolongado de tempo, você deve ser avaliado por um médico otorrinolaringologista (ouvido, nariz, garganta e médico).
Com um pouco de planejamento e um monte de sentido comum, você deve ser capaz de manter sua voz saudável por um longo tempo para vir.




Um comentário: