quinta-feira, 24 de março de 2011

O que é Genese de um personagem?


Com o intuito de desempenhar bem o seu papel em cena, é fundamental que o ator conheça o "perfil psicológico" do seu personagem, o que nem sempre está completo e explícito no texto teatral. Por isso é importante que ele crie a "gênese" de seu personagem. Isso significa tentar resumir por escrito sua vida, desde o momento em que nasceu até o instante em que entra em cena. Esse resumo deve procurar sempre manter a coerência com o texto e com os outros personagens, todos vinculados, de alguma maneira, à trama que o texto oferece.
A "Gênese" dará ao ator condições de conhecer melhor o seu personagem, o que beneficiará a sua atuação. Deve ser escrita na primeira pessoa.
A "Gênese" deverá ser entregue ao diretor do espetáculo, ficando uma cópia com o próprio ator. Deverão também receber cópias os atores que têm personagens vinculados diretamente ao personagem de cada Gênese.


Como posso fazer a Gênese do personagem?


Segue um passo a passo bem básico que pode ajuda-lo



1- Criar a biografia da personagem.

• Criar certidão de nascimento: Nome, local de nascimento, data... 
• RG, CPF, residência... 

2- Psicológico da personagem: (As relações sociais)

• Onde estuda? Onde estudou? Onde trabalha? Onde já trabalhou? 
• O que ela pensa? Como foi seu passado? Como é o presente? E o que pretende no futuro? 
• Quem são seus amigos? Que tipo de local frequenta? (ex: academia, igreja, bares, locais de festas...) 

3- Vamos ter que criar a relação das personagens: (Isso só pode ser feito depois que cada um criar sua biografia e o psicológico)

• Essa parte é a mais importante da encenação, mas é preciso fazer as outras tarefas antes. 
• É muito importante os atores terem consciência das relações que eles mantém com o mundo e entre eles. 
• Essas questões nem sempre aparecem na trama que o público vê, mas ajuda ao ator na hora dele “encarnar” na personagem. 

Obs: Essa atividade pode ajudar o ator e o grupo. O processo criativo tem que ser acompanhado por um preparador de elenco, pelo diretor e o ator tem que estar muito disponível para criar e compartilhar. É preciso haver harmonia entre os atores e entre os atores e a direção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário