quinta-feira, 24 de março de 2011

Técnica de memorização de Texto.

O ato de memorizar não necessita ser tão penoso, como faz a maioria das pessoas.
O maior problema da grande massa é que só sabem memorizar algo lendo a mesma coisa várias vezes.
Você sabia que, quase 50% do conteúdo memorizado por leituras repetidas é perdido depois de
apenas 2 horas? Então, adicione e combine aos seus estudos rotineiros as melhores técnicas de estudo.
Você pode conseguir resultados incríveis nos seus estudos, utilizando-se do método da associação,
em que você une o que lhe é conhecido, com aquilo que você quer reter na memória. Experim


Neste post veremos como o nosso cérebro se recorda e como utilizar esse conhecimento para alcançarmos um método para memorizarmos. Qualquer que seja o método, dica ou até mesmo um truque, que ajudar sua memória, vale a pena.

Primeiramente, é preciso que você avalie o ambiente de estudo, isto é, procure um ambiente que favoreça e ajuda a você a estudar. É indicado que o lugar seja claro, fechado ou aberto, e com silêncio. No entanto, se você gosta de estudar em ambientes mais escuros, é preciso que você não exagere na ausência da luz, já que você pode prejudicar a saúde dos olhos e ainda auxiliar no aparecimento do sono.
Desligue a TV, o computador, o rádio e qualquer outro aparelho eletrônico que possa atrapalhar o seu estudo, e de acabar com a sua atenção.
Verifique a posição que mais lhe agrada no momento da leitura, isto é, sentando ou deitado? Em pé andando de um lado para o outro? Inclinado? Com as pernas para cima? Procure se sentir confortável, mas evite ler deitado, pois o sono logo vem, tenha a certeza disso.
Sempre coloque um pedaço de um doce ou salgado, água ou refrigerante, enfim, algo que você possa ingerir ou sentir vontade de comer para evitar a necessidade de ficar levantando constantemente.
Um item muito importante que não pode faltar é você tomar a decisão de estudar, isto é, tire aquele tempo para ler e compreender o assunto. Evite estudar com má vontade ou obrigado a fazer isto, pois a indisposição quanto tal tarefa não irá lhe ajudar em nada, muito pelo contrário, significativamente fará com que você não tenha estudado nada.
Faça a leitura silenciosa do texto, e aproveite para sublinhar as partes que você não tenha compreendido ou as palavras que você não saiba quais são os significados. Depois, releia o texto em voz alta



1. Ler o texto em voz alta;
2. Copiar o texto à mão;
3. Ler o texto, entendê-lo e criar um esboço;
4. Ter alguém para ler para você;
5. Grifar palavras-chaves no texto.

Existem infinitas maneiras. Uma delas pode ser criar familiaridade com o texto, com a peça. Necessitamos chegar a um método para dar ao nosso cérebro apenas o que ele precisa pra se lembrar o texto. Informações que faça-o recordar do texto original, sem precisar ler.

Vamos usar esse exemplo com um trecho do Poema (Hoje há em mim):

Hoje há em mim
Algo transparente,
Algo envolvente
Que me faz flutuar.

Agora dando informações ao nosso cérebro para recordar:

Hyxy Hx Ex Mxy
Axyx Txyxyxyxyxyx,
Axyx Exyxyxyxyx
Qxy Mx Fxy Fxyxyxy.

O que foi feito foi usar a primeira letra de cada palavra. Fazendo isso, você vai enviar informações para que seu cérebro faça um backup das palavras. Mas, não se esqueça que você está auxiliando o cérebro a encontrar as conexões certas e precisar verificar o texto original. Anote a palavra que te confundiu e inicie o processo novamente.

Esse método ajuda a melhorar sua memória, fazendo-a exercitar. Mas ele não deixa de ser apenas um método, um facilitador. Quando precisar memorizar algo, pense em como você pode ajudar o seu cérebro a se recordar das informações e não apenas ficar repetindo várias vezes a mesma coisa.

O objetivo é ter a informação em sua memória de curto prazo rapidamente, assim você poderá praticar o processo de informações para a memória a longo prazo.



2 comentários:

  1. Muito interessante. Eu particularmente sempre usei a técnica de usar a primeira letra de cada palavra. É excelente. Até hoje não esquece quais são as 3 funções básicas de um assessor: POC
    Planejar
    Organizar e
    Controlar.
    Parabéns pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Estamos aqui para isto. Visite sempre nosso blog pois sempre teremos novas dicas interessantes para o dia-dia.

    ResponderExcluir