segunda-feira, 21 de março de 2011

Estou em cartaz com Mostra de Esquetes veja Resumo de cada obra

 Resumo de cada obra


O Santo e a Porca - Ariano Suassuna - 

A peça conta a história de Euricão e de Caroba, a empregada da casa, que através de sua esperteza, consegue articular uma grande confusão para que todos os enamorados se casem.
Margarida, a filha de Euricão, quer se casar com Dodó, mas o pai dele, Eudoro Vicente, quer que ele termine seus estudos.
Benona, tia de Margarida e irmã de Euricão, é apaixonada por Eudoro, já foi noiva dele, mas subitamente resolveu romper o noivado e ele se casou com outra.
Pinhão, empregado de confiança de Eudoro Vicente, quer se casar com Caroba, mas não têm casa nem dinheiro para tanto; Euricão é viúvo e desde que a mulher morreu ficou amargurado e tornou-se um grande avarento, guardando todo seu dinheiro numa porquinha velha e é devoto de Santo Antônio.
O texto, que originalmente foi encomendado a Ariano Suassuna pela atriz Cacilda Becker, é uma comédia farsesca de 90 minutos sem restrição de faixa etária, uma vez que " O SANTO E A PORCA" é um clássico do teatro brasileiro, assim como suas demais obras (O Auto da Compadecida, A Farsa da Boa Preguiça, dentre outras), e por isso mesmo o autor tem sido adotado como leitura obrigatória em diversas escolas. "O SANTO E A PORCA" é uma comédia farsesca feita com genial humor e coloquialismo de um dos maiores autores teatrais de nosso tempo.

QUEM CASA QUER CASA - Martins Pena

QUEM CASA QUER CASA é umacomédia escrita por Martins Pena, em 1845. É um texto pertencente ao gênero dramático, que aborda de forma sutil e extremamente divertida as controvérsias e confusões de uma família: Fabiana, dona da casa, anda com os nervos a flor da pele pois seu filho Sabino casa-se e traz a esposa, Paulina, para dentro de casa pelo fato de não possui condições para manter uma casa. O irmão de Paulina, Eduardo, tinha como hábito visitar a irmã e a filha de D. Fabiana, Olaia, acaba apaixonando-se e casando-se com ele. O Marido de D. Fabiana, Sr. Nicolau, só tem tempo de cuidar das coisas da Igreja, vê na carolice uma forma de fugir das responsabilidades familiares. Desta forma o caos se instala: Paulina quer ser a Dona da casa e por ser extremamente birrenta e dominadora tem o marido na palma da mão. Eduardo não trabalha e passa o tempo a tocar rabeca, infernizando os ouvidos de D. Fabiana. Olaia passa o dia todo a ouvir os toques irritantes de seu marido e este irrita-se muito quando sua esposa não quer ser companheira de seus devaneios. São brigas e confusões que só se resolvem quando a pedido de D. Fabiana o Sr. Anselmo providencia casa para seus filhos: Eduardo e Paulina. Martins Pena, escritor do Romantismo Brasileiro, através do enredo de QUEM CASA QUER CASA denuncia a sociedade da época e mostra-se a sua visão da instituição família, que na maioria das vezes, é sempre tão conturbada. Deixa-nos, ainda, a lição de que é preciso muita maturidade e experiência para se constituir uma família e uma vez constituída que cada um saiba assumir as suas responsabilidades no cerne da mesma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário