sábado, 26 de março de 2011

Virada Cultural. Destaque para a CIA de dança Cisne Negro


A Estação da Luz concentrará as apresentações de dança da Virada Cultural - o que nas outras edições foi feito no Teatro Municipal. Este ano, serão 15 apresentações, abrindo com a Raça Cia. de Dança fazendo uma homenagem a Roseli Rodrigues, sua fundadora, falecida no ano passado. Depois, a companhia emenda uma apresentação com o tema tango.
Já de madrugada, a 01h10, sobe ao palco a Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira Cia de Dança, com o espetáculo Baseado em Fatos Reais, que trata da questão da memória. Para os fãs de Joy Division, a Cia. Vitrola Quântica apresenta o espetáculo She¿s Lost Control, baseado na música da banda.
O palco conta com a bailarina indiana Kanchan Maradan, que mostra a dança Kathak, típica de seu país. Já o grande destaque nacional é a Cia. Cisne Negro, que apresenta o espetáculo Danses Concertantes, Sabiá e Forrolins a apresentação acontecera 16 de maio às 15:15.
A Cisne Negro Cia. de Dança existe a 33 anos e é considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país e tem como filosofia a originalidade, a tradição e a preocupação de formar novas platéias, buscando públicos capazes de apreciar a inovação e a beleza.
A companhia nasceu de uma circunstância especial: sua diretora artística, Hulda Bittencourt, juntou as alunas do já famoso Estúdio de Ballet Cisne Negro com alguns atletas da Faculdade de Educação Física da USP. A aproximação desses dois universos deu ao grupo sua principal característica: uma dança energética, viril e de grande qualidade técnica e artística.
Os trabalhos da companhia inserem-se dentro do panorama contemporâneo da dança e desde o início a companhia trabalha com coreografos inovadores e jovens, dentre os quais se destacam Vasco Wellemcamp (Portugal), Gigi Caciuleanu, Patrick Delcroix (França), Mark Baldwin (Inglaterra), Ana Maria Mondini, Dany Bittencourt, Denise Namura, Tíndaro Silvano, Mário Nascimento e Rui Moreira (Brasil), Júlio Lopez e Luis Arrieta (Argentina), Michael Bugdahn (Alemanha), Victor Navarro (Espanha) e Itzik Galili (Israel).
A Cisne Negro Cia. de Dança já se apresentou nas principais cidades do Brasil e também em diversos países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Uruguai, Argentina, Alemanha, África do Sul, Chile, Cuba e Moçambique, mostrando seu trabalho dentro da dança brasileira construído com profissionalismo e paixão.

PRÊMIOS

Preferência Popular Guia da Folha On-line

Forrolins / Abacadáda Cisne Negro Cia. de Dança, foi eleito o melhor espetáculo de 2009 na eleição promovida pelo Guia da Folha Online, pela votação dos internautas

ORDEM DO IPIRANGA, outorgada a Hulda Bittencourt pelas mãos do Governador do Estado de São Paulo, José Serra, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes em 17.03.2010.

A ORDEM DO IPIRANGA  é  a mais elevada honraria do Estado de São Paulo, e objetiva distinguir os cidadãos brasileiros e estrangeiros por seus méritos pessoais e serviços de relevância prestados ao Estado de São Paulo e ao seu povo.

Prêmio Teatro da Dança Edição 2008/2009 - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo

Vem Dancar: eleito entre os 12 melhores espetáculos de dança.
O Quebra Nozes: eleito entre os 12 melhores espetáculos de dança.

Prêmio APCA - Especial 25 anos da Cisne Negro Cia. de Dança

Pelo conjunto de trabalhos apresentados nos 20 anos de existência - Clip 20.
Melhor Espetáculo “Clip 15” - (Espetáculo no qual o Cisne Negro faz uma retrospectiva de seus 15 anos de existência, mostrando as obras de seu repertório).
Melhor companhia de dança.
Destaque pelo conjunto de trabalhos realizados.
Melhor espetáculo de dança.
Melhor coreografia: Hulda Bittencourt.Prêmio Bandeirante

Personalidade do Ano em Dança, outorgada a Hulda Bittencourt por seu trabalho como diretora artística da Cisne Negro Cia. de Dança.
Prêmio Estímulo de Teatro e Dança - FUNARTE

Concedido pelo IBAC (Instituto Brasileiro de Arte e Cultura).

Prêmio Concorrência FIAT - Prêmio APCA

Selecionado entre os 10 Melhores da Década de 80 – O Estado de São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário